30 de junho de 2015

Prefeitos da região de Franca podem participar do “Prêmio Prefeito Empreendedor”

Até 31 de julho, os prefeitos da região de Franca podem se inscrever na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece ações de estímulos ao desenvolvimento econômico e social por meio do incentivo aos negócios de pequeno porte. Realizada a cada dois anos, a premiação é concedida aos prefeitos de todo o Brasil, São Paulo de destaca pelo grande número de prefeitos que são selados em todas as edições.

O prêmio tem o objetivo de incluir o empreendedorismo na agenda do desenvolvimento municipal assim como acontece com saúde e educação, que já integram os planos de governos. A premiação seleciona o melhor projeto e também as ações de destaque em categorias temáticas: Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, e duas novas categorias: Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O prêmio representa uma importante parte da missão do Sebrae-SP de disseminar boas práticas em políticas públicas que gerem o desenvolvimento sustentável. “Queremos que essas iniciativas de sucesso se multipliquem pelos municípios. Para isso, é necessário que as prefeituras realmente apoiem o empreendedorismo e os pequenos negócios, simplificando procedimentos de registro e licenciamento, abrindo o mercado das compras públicas aos pequenos negócios, levando benefícios e garantindo o tratamento diferenciado ao setor” afirma o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf.

Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais. Cada município pode inscrever até dois projetos desde que em categorias diferentes. Concorrem nacionalmente somente as propostas vencedoras nas respectivas categorias da etapa estadual.

“Queremos despertar nas lideranças locais o poder de transformação social e de desenvolvimento local que as micro e pequenas empresas possuem, uma vez que o setor é responsável por 99% das empresas abertas no país e importantíssimo gerador de emprego e renda” afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Na última edição, 335 projetos inscritos de 265 prefeituras foram escritos em São Paulo. Os prefeitos que tiverem dúvidas sobre as inscrições podem contatar o escritório regional do Sebrae-SP mais próximo de sua cidade. Mais informações em: http://prefeitoempreendedor.sebraesp.com.br/

+ Projetos premiados na região de Franca:

Batatais –  prefeito Eduardo Oliveira

Em Batatais o projeto apresentado apresentou a infraestrutura do novo Distrito Industrial, a implementação da Lei Geral e a qualificação dos empresários feita em parceria com a nossa ACE – Associação Comercial e Empresarial.  Segundo o prefeito foi um projeto feito em equipe que mostrou todo o crescimento empresarial de Batatais  e que beneficiará as  gerações futuras.

Franca – prefeito Alexandre Augusto Ferreira

O projeto apresentado pelo prefeito de Franca contempla a regulamentação e implantação da Lei Geral de apoio a micro e pequena empresa; o agente de desenvolvimento; a criação do Espaço Moda Franca (Francal e Couromoda); a Incubadora de Empresas; a criação da Sala do Empreendedor – MEI; o SIL – Sistema Integrado de Licenciamento; o Micro crédito – BPP – Banco do Povo Paulista; as compras públicas com benefícios diretos as MPEs; a Educação Empreendedora para todos alunos da rede municipal do 1º ao 5º ano; a realização da Expoíntima e Expoverde e os cursos em Gestão empresarial para empreendedores. Além do projeto da nova Sala do Empreendedor que compreenderá reforma e adequação de local (maior integração dos serviços votados aos empreendedores locais – Formalização e licenciamento); Emissão de guias, encerramentos, alterações MEI  e orientações para emissão de NFe Municipal – ISS, tornando o local amplo e adequado para melhor atendimento dos empreendedores; a VRE – Via Rápido Empresa; a ampliação de equipe Sala – incluindo Viabilidade Municipal antes da constituição; o atendimento móvel com veículo VAN adaptada para formalização e orientações nos bairros de Franca;  novos móveis e equipamentos e novo veículo para pós crédito e visitas de constatação.

Patrocínio Paulista – prefeito Marcos Ferreira

Em Patrocínio Paulista o projeto elaborado pelo prefeito Marcos Ferreira e que foi destaque no Estado foi a reforma política administrativa pela qual a cidade implantou nos últimos meses. Essa reforma resultou na criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do departamento de Agricultura e Abastecimento e do departamento de indústria, comércio, empreendedorismo e turismo de Patrocínio Paulista.

Guará – prefeito José Abboud

O prefeito recebeu o certificado em reconhecimento aos esforços de implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município, que tem buscado apoiar de todas as formas os pequenos negócios locais. Também por implantar projetos de incentivo aos pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Além disso, desburocratizou o processo de formalização de empresas, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Igarapava – prefeito Carlos Augusto de Freitas.

Prefeito apresentou projeto que visa o incentivo aos produtores rurais com a criação da Associação de Produtores de Agricultores Familiares. A associação conta com mais de 20 membros que estão se organizando para futuramente oferecer seus produtos para a merenda escolar do município.